Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez, pastor da Igreja Batista Central de Florianópolis e embaixador da Dallas Baptist University no Brasil, é um apaixonado por corrida e educação. Casado e pai de dois filhos, possui uma formação acadêmica robusta, incluindo bacharelado, mestrado e doutorado em Teologia, além de um MBA em Gestão de Projetos e uma pós-graduação em Liderança Avançada. Sua vocação pastoral surgiu na adolescência e aos 21 anos assumiu sua primeira igreja. Anos depois, começou sua carreira como atleta amador, evoluindo até se tornar ultramaratonista em 2008, quando a corrida passou a ser um pilar transformador em sua vida.

Em 1988, o curso Energia iniciou seus trabalhos em Florianópolis. A escolha desse nome se deu por meio de uma votação feita com os alunos. Nessa época, o material didático era próprio, feito pela Editora Energia.

No ano seguinte, 1989, o colégio se expandiu e implementou Ensino Médio (1ª e 2ª séries), Terceirão, Pré-Vestibular e Supletivo. No ano seguinte, 1990, foi realizada a formatura da primeira turma de alunos do Energia.

Em 1992, fundou-se em definitivo a Gráfica e Editora Energia. Já em 1997, as aulas passaram a ser gravadas e, com isso, montou-se uma videoteca para que os alunos pudessem assistir às aulas que haviam perdido. Nesse ano ainda, o Energia ganhou seu primeiro prêmio Top of Mind por Reconhecimento da Marca – prêmio esse que recebeu entre os anos de 1997 a 2010.

Em 2000, o Energia passou a oferecer o Serviço de Psicologia, o qual visava auxiliar os alunos e lhes dar dicas para que tivessem uma jornada estudantil tranquila. O primeiro site do Energia foi ao ar também no ano 2000, na época pelo provedor Matrix. Três anos depois, o Energia é a escola pioneira a fazer uso de lousas digitais nas salas de aula.

Também em 2000, as primeiras colocações no vestibular da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina foram de alunos do Energia. Ainda nesse ano, a FEAN – Faculdade Energia de Administração e Negócios foi autorizada pelo MEC – Ministério da Educação. No ano seguinte, 2001, os cursos de Administração e Marketing foram inaugurados.

Em 21 de setembro de 2004, a escola recebeu a certificação de Sistema de Ensino Energia. Assim, ampliou sua estrutura e criou uma nova unidade para as turmas de 1ª e 2ª séries.

No ano de 2005, iniciam-se os trabalhos da Distribuidora de Material Didático Energia e é também montada a nova unidade escolar do Energia, em Jurerê, a qual inicia suas atividades no ano seguinte, contando com turmas do Infantil à 2ª série do Ensino Médio.

Em 2009, a FEAN inclui outros cursos em sua grade curricular: em abril, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação; em agosto, o curso de Design.

Em 2012, a Unidade III é inaugurada no centro de Florianópolis, oferecendo turmas desde o Berçário até o 5° ano do Ensino Infantil. Também em 2012 a Unidade II

amplia sua grade e inclui turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Para atender a toda demanda, em 2014 as turmas de 5° ano são transferidas para a Unidade II e, no ano seguinte, as turmas de 3° e 4° ano, do período matutino, também são transferidas para a mesma unidade, na qual passa a ser oferecida a modalidade de ensino no período integral.

Em 2016, a escola ganhou o prêmio ÍMPAR no Ensino Médio e na categoria Colégio de Ensino Médio na Grande Florianópolis.

Em 2017, o Energia implementou o Programa Bilínguede ensino para todos os alunos do Ensino Fundamental. No mesmo ano, a Unidade II passa a contar com todas as turmas do Ensino Fundamental, tanto no período matutino quanto no vespertino, além, ainda, do período integral. Nesse ano aconteceram também mudanças tecnológicas significativas, como a implantação da agenda digital para o Ensino Infantil e Fundamental e o acesso ao Microsoft 365 para uso de alunos e funcionários do Energia.

Após anos de expansão e inovação constante, a rede de escolas Energia atinge um novo marco em sua trajetória em 2024, com o lançamento do Energia EAD, uma plataforma de Educação a Distância. Este avanço estratégico não apenas responde às crescentes demandas por flexibilidade e acessibilidade na educação, mas também introduz o conceito de liberdade geográfica, permitindo que estudantes de qualquer lugar tenham acesso ao sistema de ensino que historicamente tem sido o que mais aprova em vestibulares e no ENEM nos últimos 17 anos.
 
Com mais de 500 cursos profissionalizantes, o Energia EAD está projetado para empoderar estudantes e profissionais com habilidades altamente relevantes para o mercado de trabalho, em uma ampla gama de áreas. Esta nova fase na história do Energia não apenas reforça sua posição como líder em inovação educacional, mas também reafirma seu compromisso com a excelência educativa e a inclusão, abrindo caminhos para oportunidades de aprendizado de alta qualidade para pessoas de todas as idades, independentemente de sua localização geográfica.