Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez, pastor da Igreja Batista Central de Florianópolis e embaixador da Dallas Baptist University no Brasil, é um apaixonado por corrida e educação. Casado e pai de dois filhos, possui uma formação acadêmica robusta, incluindo bacharelado, mestrado e doutorado em Teologia, além de um MBA em Gestão de Projetos e uma pós-graduação em Liderança Avançada. Sua vocação pastoral surgiu na adolescência e aos 21 anos assumiu sua primeira igreja. Anos depois, começou sua carreira como atleta amador, evoluindo até se tornar ultramaratonista em 2008, quando a corrida passou a ser um pilar transformador em sua vida.
Em 1988, o curso Energia iniciou seus trabalhos em Florianópolis. A escolha desse nome se deu por meio de uma votação feita com os alunos. Nessa época, o material didático era próprio, feito pela Editora Energia.
No ano seguinte, 1989, o colégio se expandiu e implementou Ensino Médio (1ª e 2ª séries), Terceirão, Pré-Vestibular e Supletivo. No ano seguinte, 1990, foi realizada a formatura da primeira turma de alunos do Energia.
Em 1992, fundou-se em definitivo a Gráfica e Editora Energia. Já em 1997, as aulas passaram a ser gravadas e, com isso, montou-se uma videoteca para que os alunos pudessem assistir às aulas que haviam perdido. Nesse ano ainda, o Energia ganhou seu primeiro prêmio Top of Mind por Reconhecimento da Marca – prêmio esse que recebeu entre os anos de 1997 a 2010.
Em 2000, o Energia passou a oferecer o Serviço de Psicologia, o qual visava auxiliar os alunos e lhes dar dicas para que tivessem uma jornada estudantil tranquila. O primeiro site do Energia foi ao ar também no ano 2000, na época pelo provedor Matrix. Três anos depois, o Energia é a escola pioneira a fazer uso de lousas digitais nas salas de aula.
Também em 2000, as primeiras colocações no vestibular da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina foram de alunos do Energia. Ainda nesse ano, a FEAN – Faculdade Energia de Administração e Negócios foi autorizada pelo MEC – Ministério da Educação. No ano seguinte, 2001, os cursos de Administração e Marketing foram inaugurados.
Em 21 de setembro de 2004, a escola recebeu a certificação de Sistema de Ensino Energia. Assim, ampliou sua estrutura e criou uma nova unidade para as turmas de 1ª e 2ª séries.
No ano de 2005, iniciam-se os trabalhos da Distribuidora de Material Didático Energia e é também montada a nova unidade escolar do Energia, em Jurerê, a qual inicia suas atividades no ano seguinte, contando com turmas do Infantil à 2ª série do Ensino Médio.
Em 2009, a FEAN inclui outros cursos em sua grade curricular: em abril, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação; em agosto, o curso de Design.
Em 2012, a Unidade III é inaugurada no centro de Florianópolis, oferecendo turmas desde o Berçário até o 5° ano do Ensino Infantil. Também em 2012 a Unidade II
amplia sua grade e inclui turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Para atender a toda demanda, em 2014 as turmas de 5° ano são transferidas para a Unidade II e, no ano seguinte, as turmas de 3° e 4° ano, do período matutino, também são transferidas para a mesma unidade, na qual passa a ser oferecida a modalidade de ensino no período integral.
Em 2016, a escola ganhou o prêmio ÍMPAR no Ensino Médio e na categoria Colégio de Ensino Médio na Grande Florianópolis.
Em 2017, o Energia implementou o Programa Bilínguede ensino para todos os alunos do Ensino Fundamental. No mesmo ano, a Unidade II passa a contar com todas as turmas do Ensino Fundamental, tanto no período matutino quanto no vespertino, além, ainda, do período integral. Nesse ano aconteceram também mudanças tecnológicas significativas, como a implantação da agenda digital para o Ensino Infantil e Fundamental e o acesso ao Microsoft 365 para uso de alunos e funcionários do Energia.